DER inicia aplicação de camada de material asfáltico nos primeiros quilômetros da ciclovia na RO-479, em Rolim de Moura

DER inicia aplicação de camada de material asfáltico nos primeiros quilômetros da ciclovia na RO-479, em Rolim de Moura



O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), realizou na última semana a imprimação asfáltica (aplicação de camada de material asfáltico) nos quatro primeiros quilômetros na obra da ciclovia na rodovia 479 em Rolim de Moura, saída para a BR-364. Quando pronta, a ciclovia terá 15 quilômetros de extensão, por três metros de largura (mão dupla) e contará com dois metros de acostamento para veículos.

A obra iniciou no mês de março, com os serviços de topografia; logo em seguida a equipe da 5ª Residência Regional do DER, responsável pela execução da construção da ciclovia, realizou as etapas de limpeza mecanizada de camada vegetal, subleito, leito, sub-base e drenagem. A equipe já concluiu o tratamento da base de quatro quilômetros, que receberam a imprimação asfáltica realizada pela equipe da 4ª Usina de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Cbuq).



Técnico realiza teste de qualidade do material aplicado

De acordo com o diretor-geral do DER, Elias Rezende, a imprimação asfáltica sobre a superfície da base pronta, é importante para verificar a coesão superficial, impermeabilização e permitir condições de aderência com a base e o revestimento asfáltico a ser aplicado. “O governador Marcos Rocha possui uma preocupação especial com o meio ambiente, por isso utilizamos emulsão asfáltica de imprimação (EAI), que possui vantagens técnicas e ecológicas, sem a utilização de solventes e substitui o asfalto diluído de petróleo (CM-30). O meio ambiente agradece”.

O residente da 5ª Regional do DER, Eziquiel Cassol, pontua que em novos trechos (quilômetros) estão sendo finalizados a etapa de tratamento da base, para receber as etapas da imprimação e aplicação da capa asfáltica.

Segundo o gerente da 4ª Usina de Asfalto em Cbuq, Thiago Moreira, os trabalhos de imprimação consistem na raspagem da base, varredura e aplicação da emulsão asfáltica. “Os engenheiros e equipe do laboratório da regional do DER, estão atentos e acompanhando cada etapa na execução dessa importante obra. Durante a imprimação asfáltica a equipe do laboratório realizou os testes de taxa de aplicação da emulsão, dando o resultado positivo de 1,2 de litros por metros quadrados. A capa asfáltica deverá ser aplicada ainda essa semana”, ressaltou.

Para o vice-governador de Rondônia, José Jodan, é um sonho virando realidade para os praticantes do ciclismo. “Rolim de Moura, possui aproximadamente 500 ciclistas, que diuturnamente utilizam essa rodovia dividindo a pista com os veículos leves e pesados para pedalar. Era uma verdadeira roleta russa para um provável acidente fatal. Com essa preocupação, eu e o governador Marcos Rocha, pedimos para que o diretor do DER, Elias Rezende, elaborasse o projeto da construção da ciclovia e iniciasse o mais rápido possível e hoje a obra começa a ganhar forma”, finalizou.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem