Equipe do Detran avalia redações do Concurso Estudantil de Educação para o Trânsito, em Ouro Preto do Oeste

Equipe do Detran avalia redações do Concurso Estudantil de Educação para o Trânsito, em Ouro Preto do Oeste



Porto Velho, RO - Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), em Ouro Preto do Oeste, têm a importante missão de avaliar os trabalhos dos 179 inscritos no município do “Concurso Estudantil de Educação para o Trânsito: Semana Nacional de Trânsito”, promovido pelo Governo de Rondônia.

O concurso, que teve as inscrições encerradas no último dia 24, tem o objetivo de discutir a problemática do trânsito no âmbito escolar.

Os trabalhos avaliados devem apresentar a concepção de trânsito como um direito de todos, com adoção de valores, posturas e atitudes positivas de cidadania no trânsito.

Com experiência na educação de trânsito, o servidor Willian Rodrigo Ferreira Fabris se diz surpreso com os trabalhos apresentados no concurso. “O que vejo nas redações é que as crianças têm uma grande consciência do que é o trânsito, pois elas quase que retratam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dizendo que é composto por pessoas e animais, e sempre em vias públicas. São de rico conhecimento sobre o trânsito”.

A servidora Mirley Suelen Andrade Santos, destacou a importante função da educação de trânsito nas escolas. “É essencial que deste a primeira infância, as crianças entendam que o trânsito faz parte da vida. É fundamental trabalhar a parte ética, para que assim as crianças não tenham que aprender de forma coercitiva no futuro. Evitando as atitudes erradas, a criança já vai crescer aprendendo o que é correto, e não por meio da punição, e assim criamos uma sociedade com uma mentalidade diferente, visando a segurança, a empatia, o respeito, a verdadeira humanização do trânsito”.

Mirley lembrou que a criança quando tem conhecimento do que é certo ou errado, passa a corrigir os pais, os tios, e todos que fazem parte do seu cotidiano. “Por isso é tão importante a educação de trânsito nas escolas”.

A servidora, justifica ainda a grande adesão dos estudantes ao concurso pelo fato das aulas presenciais no município retornarem na mesma data da abertura do certame. “Agradecemos o apoio dos pais e incentivo das escolas nesta grande adesão de participantes ao concurso”.

As avaliações dos trabalhos inscritos, feitas por servidores das unidades locais do Detran, acontecem até o dia 1º de outubro, devendo ser premiados os 1º, 2º e 3º colocados por categorias em suas respectivas localidades.

Jogos educativos, bicicletas e capacete de motociclista serão entregues aos vencedores em suas localidades.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem