Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc divulga programação alusiva a campanha “Setembro Amarelo 2021”

Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc divulga programação alusiva a campanha “Setembro Amarelo 2021”



A abertura teve início na última quinta-feira (2), no canal da Mediação Tecnológica

Em alusão a campanha “Setembro Amarelo 2021”, o Governo de Rondônia, por meio do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está desenvolvendo uma programação para chamar a atenção da sociedade civil quanto a importância a prevenção ao suicídio. A abertura teve início na última quinta-feira (2), no canal da Mediação Tecnológica, com o tema “Vamos falar sobre a vida?”.

“Em virtude da pandemia, o NSO teve que readequar muitas atividades voltadas à saúde e ao bem estar dos servidores e isto acaba sendo positivo visto que as programações, que anteriormente eram presenciais na Capital [Porto Velho], hoje têm alcançado todo o Estado”, explica a assistente social e integrante do Núcleo, Laura Cristina.

RELEVÂNCIA

A campanha deste ano traz o slogan “Agir salva vidas” e visa alertar as pessoas sobre como identificar alguém que precisa de tratamento psicológico. Desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Ato de Consumar Intencionalmente à Própria Vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada 10 casos de atentados contra a própria vida poderiam ser evitados se o suicida tivesse buscado ajuda e se as pessoas à sua volta identificassem os sinais de que algo errado estava acontecendo.

PROGRAMAÇÃO

Todas as quintas-feiras de setembro

10.09 – Live “Perdas e os caminhos do luto” – 9h às 11h
Convidados: Elizete Gonçalves (psicóloga) e Teresa Vera Gouvea (psicóloga)

16.09 – Live “Saúde emocional do profissional da educação nos tempos atuais” – 9h às 11h
Convidados: Daniel Amaral (psicólogo) e Val Marques (psicóloga)

23.09 – Live “Autolesão não suicida e suicida: informar para ajudar” – 9h às 11h
Convidados: Thaís Francine de Paula (psicóloga), Marcos Antonio Sueyassu (médico neuropediatra), Clícia Henriques (psicóloga).

30.09 – Workshop autocuidado em tempo de crise: psicologia das emergências e desatres; psicoeducação e promoção da vida – 8h às 12h
Convidados: Leonardo Abrahão (psicólogo), Magaly Silva de Oliveira (psicóloga), Elizete Gonçalves (psicóloga).

Fonte: Secom
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem