Na região da Zona da Mata, Governo de Rondônia entrega mais de 200 aparelhos de mobilidade para pessoas com deficiência

Na região da Zona da Mata, Governo de Rondônia entrega mais de 200 aparelhos de mobilidade para pessoas com deficiência



Entrega dos equipamentos de locomoção aconteceu na Escola Drumond de Andrade em Rolim de Moura

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou na tarde de quinta-feira, (14), na Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade, em Rolim de Moura, a entrega de mais de 200 equipamentos de locomoção e cadeiras de rodas para os moradores dos municípios da Regional de Saúde da Zona da Mata do Estado.

Entre os equipamentos estão: uma almofada com célula de ar, 15 andadores sem rodas para adulto, um andador com rodas para adulto, uma bengala de quatro pontos, duas bengalas canadenses tamanho médio, quatro bengalas canadenses tamanho grande, 68 cadeiras de banho, uma cadeira de rodas para banho com encosto reclinável, duas cadeiras de rodas para obeso, uma cadeira de rodas motorizada, duas cadeiras de rodas (especial infantil, tamanho médio), sete cadeiras de rodas (especial adulto), 87 cadeiras de rodas padrão, duas muletas axilares tamanho médio, seis muletas axilares tamanho grande.

Presente no evento, o governador Marcos Rocha fez questão de frisar que a atual gestão já entregou mais de oito mil aparelhos de mobilidade para os municípios rondonienses.

“Esses mais de 200 equipamentos que estão sendo entregues hoje, são apenas um pedacinho dos milhares já entregues, e de quantos mais nós pudermos entregar para a nossa população”, comentou o chefe do Executivo Estadual.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, destacou que o investimento para aquisição dos mais de 200 aparelhos para pessoas com deficiência, é de R$ 89.605,50 (oitenta e nove mil, seiscentos e cinco reais e cinquenta centavos) do Fundo de Ações Estratégica e compensação da Sesau. “Quando a gente vê a entrega, a serventia, o quanto vai ajudar essas pessoas a se locomoverem e a manterem uma vida normal, não tem como não se emocionar. Só se a pessoa tiver um coração de pedra. Obrigado, governador Marcos Rocha por me deixar fazer parte disso e levar saúde nos quatro cantos do Estado de Rondônia”.



João Elias comemorou a cadeira de rodas que recebeu do Governo de Rondônia

O aposentado João Elias dos Santos, comemorou ao receber uma cadeira de rodas do Governo de Rondônia e relatou que desde os cinco anos já andava de muleta, devido paralisia infantil, e após sofrer derrame e infarto, passou a usar cadeira de rodas há mais de 15 anos.

“Nunca fui contemplado com cadeira de rodas ou muletas, por nenhum órgão público. Essa cadeira que estou, foi um colega da cidade de Jaru que me doou. É muito gratificante, pois essa é primeira vez que recebo uma cadeira de rodas novinha. Estão devolvendo as minhas pernas, só fico em casa. Vou poder sair e ir sozinho na farmácia, supermercado e no hospital. Essa cadeira é um alívio para mim. Obrigado governador Marcos Rocha, que Deus te abençoe e que continue ajudando as pessoas”, ponderou Santos.

“Estou muito feliz, montei o processo e estou sendo beneficiada com uma cadeira de rodas motorizada. Muito obrigada governador Marcos Rocha, é muito importante essa ajuda. Com a cadeira de roda motorizada a gente fica mais livre para ir e vir. Recomendo para as pessoas que precisem, que busquem preencher a documentação necessária. Sou a prova real que o Governo de Rondônia, está entregando equipamentos para dar qualidade de vida a nós”, comentou a moradora, Luciene Dias.

Os municípios da região da Zona da Mata beneficiados com os equipamentos são: Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta d’Oeste, Castanheiras, Nova Brasilândia d’Oeste, Parecis, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Rolim de Moura.

Para o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE), deputado Jean Oliveira, o Executivo Estadual demonstra respeito com o recurso público. “Governador, o senhor tem demonstrado que realmente é governador do Estado de Rondônia. Tem buscado dividir o recurso do Poder Executivo, de forma que atenda a todos os municípios, com o recurso que foi economizado com cortes de contratos. Hoje, Rolim de Moura e toda a Zona da Mata estão ganhando obras de infraestrutura, mas o que estamos fazendo aqui, entregando esses equipamentos de locomoção, é justiça social às pessoas que precisam dessas cadeiras e aparelhos para ter qualidade de vida, para poder sonhar e concretizar”, ressaltou o parlamentar.



Luciene Dias recebeu cadeira de rodas motorizada e diz que agora está livre para ir e vir

O deputado estadual Cirone Deiró, lembrou as diversas ações e mutirões realizados pelo Governo de Rondônia em várias regiões. “Nosso secretário da Saúde vem se destacando em atender as solicitações do governador Marcos Rocha, que tem atendido nossa demanda, trazendo mais saúde para a população. Conte com o apoio da Assembleia Legislativa. A palavra que posso definir nessa tarde, é gratidão. Gratidão pela entrega desses aparelhos para atender essas pessoas. Gratidão, pelo governo investir em infraestrutura e ao mesmo tempo dar condições de vocês terem uma vida digna e inclusiva na sociedade”.

“Agradeço pelo convite de estar aqui hoje presenciado essa entrega de cadeiras de rodas e demais equipamentos. A cada dia estamos vencendo os obstáculos e trabalhando em prol da população”, comentou o deputado Alan Queiroz.

A gerente Regional de Saúde, Nerdilei Aparecida Pereira, reforçou que as pessoas que necessitam de aparelhos de mobilidade, devem procurar a secretaria municipal de sua cidade para preencher a solicitação, que será encaminhada para a Regional de Saúde do Estado.

CATARATA E PTERÍGIO

Uma excelente notícia foi dada pelo governador Marcos Rocha e o secretário da Saúde, Fernando Máximo, para a população dos municípios da região da Zona da mata, a realização do mutirão de cirurgias de catarata e pterígio.

Segundo eles, as consultas já começam no próximo mês em Rolim de Moura. “Quem conhece um amigo ou parente aqui das cidades da região que necessite da cirurgia, leve a boa notícia. Estamos atendendo uma solicitação dos nossos deputados. Quem precisa, sabe o sofrimento que é para ser operado em Porto Velho. Estamos atendendo uma solicitação do governador Marcos Rocha e vamos trazer a ação de procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio para mais perto das pessoas”, finalizou Máximo.

O evento contou com a presença de autoridades locais, prefeitos, vereadores das cidades da região e secretários estaduais.


Confira galeria de imagens
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem