Novas experiências no ensino são notórias na atuação do professor durante o período pandêmico

Novas experiências no ensino são notórias na atuação do professor durante o período pandêmico


Professores precisaram se reinventar para continuar a missão de educar

Porto Velho, RO - A cada dia, desde meados de março de 2020, professores precisaram se reinventar para continuar a missão de contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos devido à suspensão de aulas presenciais. A Prefeitura de Porto Velho precisou construir, com o suporte de órgãos de saúde e atores envolvidos com a educação, um plano de contingenciamento através de um Comitê de Gestão e Decisão.

Com um árduo estudo, foi elaborado um mapeamento de riscos financeiros e administrativos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Elaboramos um planejamento para que o professor conseguisse ter a autorização de efetivar as suas aulas de casa (forma remota) com a instituição de uma resolução do Conselho Municipal de Educação (CME) e seguindo as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE)”, lembrou a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.

Os professores precisaram criar e desenvolver novas habilidades com metodologias ativas com o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no planejamento e execução de suas aulas.


Prefeito determinou que todos os profissionais estivessem vacinados

Durante vários meses, as aulas foram oportunizadas através da Plataforma “Escola Virtual”. Por lá, aqueles que possuíam condições de acesso à internet acompanhavam as atividades de forma virtual, e os demais recebiam em casa ou na própria escola os conteúdos impressos.

Neste tempo, houve a entrega de kits com merenda escolar para todos os alunos da rede municipal. Através do serviço de Busca Ativa, coordenado pela própria Semed, durante o período de aulas remotas 90% dos estudantes foram atendidos.

Ao longo do tempo foi elaborado um Plano de Retorno às Aulas Presenciais. Para o retorno, o prefeito Hildon Chaves determinou que todos os profissionais de Educação estivessem completamente vacinados.

“Essa foi uma prioridade instituída para que houvesse uma garantia e segurança para que o trabalhador voltasse sem o medo da covid-19. Isso nós já fizemos e esse planejamento de retorno pôde ser efetivado com o retorno no dia 16 de agosto”, disse Gláucia Negreiros em tom de comemoração.

“Muita festa aos profissionais, às famílias e aos alunos. Desde então, há um árduo acompanhamento permanente pela Semed em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para que possamos permanecer com essa segurança à vida de todos”, acrescentou.

REFORMA DE ESCOLAS E NOVOS APARELHOS


Escolas receberam investimentos e melhorias na infraestrutura

Para ampliar a cobertura de atendimento com mais ofertas de vagas, a Prefeitura de Porto Velho está atuando na ampliação de espaços escolares por meio da construção de novas escolas ou sala de aulas para creches ou pré-escola. “Já entregamos parques infantis a todas as unidades que atendem essa modalidade, além de novos mobiliários voltados à primeira infância”, lembrou.

O investimento em manutenção predial conta com recursos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Municipais (Profem) e é entregue diretamente aos Conselhos Escolares para aplicação. Há uma previsão de que, ainda neste ano, o valor de R$ 9 por aluno seja ampliado para R$ 15, proporcionando assim melhorias consideráveis nas estruturas destes ambientes escolares.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

É importante destacar que, de todo o montante na rede que supera a marca dos 40 mil alunos, um total de 1.200 possuem algum tipo de necessidade especial. Para suprir essa demanda, a Prefeitura de Porto Velho também disponibiliza um professor de apoio ao professor titular (regente) para facilitar neste acompanhamento e suporte para que este aluno tenha as suas dificuldades de aprendizado mitigadas em seus anos iniciais.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem