Guerra da Ucrância reacendeu a OTAN que estava sem efeito

Guerra da Ucrância reacendeu a OTAN que estava sem efeito

Essa guerra também vem respingando em muitos outros países, aliados ou não

Porto Velho, RO -
A guerra da Rússia contra a Ucrânia que vem desencadeando um desastre humanitário de grande impacto, deixou de ser uma briga de duas nações e se tornou um problema mundial. 

Se o objetivo da Rússia era impedir que a Ucrânia aderisse à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), mas a injusta guerra provocou que outros países se sentissem ameaçados e buscassem a proteção do Tratado. 

Os mais recentes são Finlândia e Suécia que querem integrar o grupo antirrusso e já se tornaram alvos de ameaças.

Liderada pelo Vladimir Putin, um homem afeiçoado pelo poder, a Rússia acreditou que poderia intimidar o mundo e manter o domínio do Leste Europeu, como conseguiu durante a supremacia da União Soviética que durou de 1917 e 1991. 

É inegável que o poder daquela nação ainda impressiona e representa ameaça mundial, principalmente pelo domínio nuclear, o que seria desastroso caso venha ser utilizadas as ogivas capazes de grandes destruições instantâneas.

Nesse conflito, a Ucrânia vem sendo massacrada sozinha e isolada, mas a Rússia também vem sofrendo perdas que podem desequilibrar seu poder econômico. Essa guerra também vem respingando em muitos outros países, aliados ou não, diante da importância comercial envolvida. Para nós, brasileiros, a maior perda até o momento é no abastecimento de fertilizantes.

Antes da guerra, a Otan estava quase que inoperante e já não fazia razão de existir pelo histórico de paz no continente europeu, porém, os próprios russos resgataram a necessidade de revigorar e ampliar o Tratado criado para combatê-los. 

Para compreender a dimensão do problema, aOrganização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte, que foi assinado em 4 de abril de 1949 para proteger países europeus frente as ameaças russas que sonhava em dominar o continente e mundo. 

O objetivo da Otan é garantir a segurança dos seus países-membros por meio de ações específicas. Atualmente, a Otan conta com 30 países, sendo a maior organização político-militar do mundo.


Fonte: Diário da Amazônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem