População do Vale do Jamari se revolta com Marcos Rocha por desistir do hospital de Ariquemes

População do Vale do Jamari se revolta com Marcos Rocha por desistir do hospital de Ariquemes

Bloqueios de guerra À medida que as movimentações militares na Ucrânia deixam de ser novidade, forçando a opinião pública a se..

Porto Velho, RO - À medida que as movimentações militares na Ucrânia deixam de ser novidade, forçando a opinião pública a se concentrar nas consequências dos bloqueios sobre a Rússia para a economia mundial, os assuntos climáticos voltam a dividir com a pandemia o topo das preocupações globais. 

Reunidas no Acampamento Terra Livre, lideranças indígenas levantaram, dentre outras, uma questão que toca de leve no caso da guerra: por que tantos países se levantam contra as atrocidades russas na Ucrânia mas não demonstram a mesma reprovação quanto às tragédias que ocorrem nas terras indígenas da Amazônia?

O recado foi passado aos deputados do Parlamento Europeu com o pedido de que os países do bloco tomem providências para proteger o clima no mundo a partir do apoio à preservação das terras indígenas.

Uma atitude seria bloquear facilidades às empresas que se aproveitam dos crimes ambientais na Amazônia. Tais empresas são acusadas de não apurar as origens do ouro e outros produtos que levam da região.

“Vocês estão financiando a morte em todas as regiões da Amazônia”, torpedeou Beto Marubo, do Vale do Javari. Em tempos de guerra e de crise, a morte de pessoas distantes só vai incomodar os europeus quando sentirem que elas afetam sua economia. Ou a saúde, quando não suportarem mais o calor dos verões incendiários alternados com invernos extremos.


Fonte: Diário da Amazônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem