Profissionais da Saúde participam da 1ª Oficina de Capacitação de Multiplicadores de prevenção ao câncer, em Rondônia

Profissionais da Saúde participam da 1ª Oficina de Capacitação de Multiplicadores de prevenção ao câncer, em Rondônia

Participantes recebem informações sobre causas do câncer e como prevenir a doença

Porto Velho, RO -
Nos dias 25 e 26 de maio acontece no Centro de Educação na Área de Saúde – Cetas, em Porto Velho, a primeira Oficina de Capacitação de Multiplicadores para a promoção de práticas alimentares saudáveis, atividade física e prevenção de câncer em Rondônia.

A oficina está sendo promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau e o Instituto Nacional do Câncer – Inca, por meio da Coordenação Estadual de Vigilância do Câncer, com a finalidade de capacitar nutricionistas, médicos e demais profissionais da Saúde, para um aprimoramento funcional quanto ao direcionamento e cuidados que estes especialistas precisam incrementar no condicionamento de pacientes que precisam de um auxílio e acompanhamento mais preciso para com os pacientes.

“O objetivo da oficina é firmar parcerias para que os técnicos da saúde tenham um olhar sensível para a prevenção do câncer. Esse encontro é fundamental para reduzirmos a incidência desse agravo no Estado de Rondônia”, destacou o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

No primeiro dia da Oficina, 50 participantes receberam informações sobre as causas do câncer e como prevenir a doença e ainda, informações atualizadas do Inca acerca da maior incidência e prevalência do câncer, em detrimento ao consumo alimentar (tipos de alimentos e como se alimentar ), estado nutricional, prevalência de atividade física e comportamentos sedentários que predispõe o aparecimento dessa doença.

Segundo a coordenadora do Programa Alimentação e Câncer da Sesau, Merijanny Melgar, para essa Oficina foram convidadas duas técnicas do Instituto, em que apontaram as melhores estratégicas adotadas para prevenção e controle do câncer.

“Essa é a primeiro encontro oficial de multiplicadores para capacitação de práticas alimentares saudáveis, atividades físicas e prevenção da doença em Rondônia. A finalidade é capacitar, posteriormente, todos os profissionais da saúde dos 52 municípios, onde essas oficinas serão regionalizadas”, pontuou a coordenadora.

“O desafio é fazer com que a população e o profissional de saúde entendam que há possibilidade de prevenir o câncer e que traga para a sua prática de trabalho o tema”, destacou a nutricionista da Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer do Inca, Luciana Grucci.

De acordo com a coordenadora da vigilância de câncer de Rondônia, Rose Britto, a pandemia freou os trabalhos de prevenção e agora a Oficina tenta retornar as medidas do programa, para poder levar mais instruções e cuidados aos pacientes que apresentam esta doença.

“Nesse evento, nutricionistas e demais profissionais da saúde serão capacitados a estimular atividades físicas, nutrição saudável e prevenção. A maior parte das doenças não transmissíveis leva um tempo para aparecer e se adotarmos hábitos de vida saudável, já é uma forma de prevenir”, destaca a coordenadora Estadual das Doenças Não Transmissíveis da Agevisa, Gerleide Monteiro.

PREVENÇÃO

O câncer é considerado uma Doença Crônica Não Transmissível – DCNT e passível de prevenção. Contudo estima-se que quase 625 mil novos casos desse grupo de doenças devem surgir no período de 2020 a 2022. Em 2018 ocorreram aproximadamente 214 mil óbitos.

Estudos apontam que a aderência às recomendações para a prevenção desse grupo de doenças por meio da alimentação saudável, prática de atividade física e peso corporal adequado, podem reduzir em 10% a incidência e em 61% a mortalidade por todos os tipos de cânceres.


Fonte: Governo do Estado de Rondônia 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem