Serviço de Inspeção Municipal traz garantia de qualidade aos produtos de origem animal

Serviço de Inspeção Municipal traz garantia de qualidade aos produtos de origem animal

 

Produtores ou empresas devem procurar a Semagric para regularização da produção

Porto Velho, RO - 
A qualidade dos produtos produzidos e comercializados em Porto Velho é uma das prioridades da Prefeitura. Para isso, o município vem fortalecendo o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric).

Atualmente, 15 empresas encontram-se na condição de certificadas no município através de diferentes frentes de trabalho do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (Dipoav). No caso de frigoríficos, a fiscalização é permanente, sendo acompanhada por um Médico Veterinário durante todo o processo.

A primeira etapa da inspeção acontece no curral, onde a equipe do SIM e o responsável técnico contratado pela indústria realizam o exame ante mortem do rebanho. Também são analisadas a documentação de Guia de Transporte Animal (GTA), emitida pela Idaron, condições sanitárias do rebanho que vai ser abatido, bem-estar animal dentro dos padrões que a legislação impõe, entre outros detalhes.

O processo, segundo a Semagric, evita a transmissão de possíveis zoonoses, doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos, além de outras possíveis contaminações. Outro cuidado é referente a temperatura da carne, apenas quando ela atinge a temperatura de sete graus ou menos é que pode ser levada para a comercialização. Este processo evita a proliferação de microorganismos até que a carne chegue nos açougues e supermercados.

Já para os produtores, a recomendação é se enquadrar na legislação municipal e buscar a Semagric para solicitar a regularização da produção com garantia de segurança alimentar.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem