Museu Internacional do Presépio Padre Enzo é o maior do Brasil e o segundo maior do mundo

Museu Internacional do Presépio Padre Enzo é o maior do Brasil e o segundo maior do mundo

 Presépios, esculturas e encenações contam a história de Jesus Cristo

Porto Velho, RO - Inaugurado em agosto de 1998, na Paróquia São Tiago, zona Leste de Porto Velho, o Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino é um dos pontos que integram o turismo religioso da capital e que faz parte da campanha promocional “O Melhor de Porto Velho”, desenvolvida pela Prefeitura.

Presépios e esculturas retratam momentos bíblicos

Todo o acervo histórico do museu conta a história da salvação de Cristo segundo a fé e a tradição cristã e passou a ganhar maior visibilidade com as ações da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

Desde meados de 2006, o museu foi reinaugurado em novo endereço, na Vila de Nazaré, na Associação São Tiago Maior, situado na rua Mané Garrincha, nº 3154, no bairro Socialista.

“Esse lugar é maravilhoso, lindo demais. Aqui encontramos não só o turismo religioso, como também encontramos o turismo das artes com a visita ao museu, à capela, ao artesanato. É um verdadeiro circuito turístico completo pra você e sua família visitar”, convida a titular da Semdestur, Glayce Bezerra.

Com obras de artistas brasileiros e de outras 50 nacionalidades, o local abriga também o maior Museu Monumental Permanente do Brasil, sendo o segundo maior do mundo. O primeiro é o Museu Monumental Permanente de Caltagirone, na Itália.

Espaço abriga obras de artistas brasileiros e de outras 50 nacionalidades

Cerca de mil presépios e outras 2,8 mil peças de arte contam a história do menino Jesus por meio de encenações e esculturas doadas por artistas italianos.

“O visitante vai ter a visão do nascimento de Jesus, com várias obras, vários materiais através das representações. Já na Vila de Nazaré, fora do museu, temos a capela de Nossa Senhora do Nazaré, projetos sociais, como a padaria solidária, fábrica e escola de cerâmica, e o ateliê com o suvenir”, frisou o presidente da associação e diretor do museu, Leonílson Souza Félix.

No dia 25 de junho de 2002, o espaço foi tombado como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia, através do decreto nº 9983/2002, que contou com a participação dos representantes da Arquidiocese de Porto Velho, o Arcebispo Dom Moacyr Grechi e o Pároco Pe. Innocenzo Mángano, o Padre Enzo.

Idealizado por Miguel Perniciaro e Nicoló Ottimofiore da Associação “AMICI DEL FAVO”, de Caltagirone, na Itália, a construção do museu foi realizada por artistas da paróquia São Tiago Maior e projetado por Daniel Nicastro com o apoio do professor e prefeito da cidade de Caltagirone, Francisco Pignataro.

Para mais informações e agendamentos, basta entrar em contato com Associação São Tiago Maior através do número (69) 3214-7443.O atendimento é de terça-feira a domingo, das 10h às 13h, e das 15h às 20h.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem