Campanha leva roda de conversa para unidades de saúde

Campanha leva roda de conversa para unidades de saúde

Valorização da vida é o tema da campanha

Porto Velho, RO
- A programação da campanha “Setembro Amarelo”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foi oficialmente aberta na segunda-feira (12) com a primeira roda de conversa realizada na Unidade de Saúde da Família Agenor de Carvalho. Este ano a campanha traz como tema a “Valorização da vida”.

Dados da Semusa apontam que de 2016 a 2021 foram registrados 214 óbitos por suicídio em Porto Velho, destes, 69 entre pessoas de 20 a 29 anos. Os homens correspondem à maior parcela dos casos, sendo 170 registros. Durante o mesmo período o registro é de 2.553 notificações, neste caso, a maioria do sexo feminino.

A ideia da programação é levar orientação tanto aos usuários quanto aos profissionais das unidades, através de rodas de conversa, palestras e oficinas acerca da saúde mental, com ênfase na prevenção do agravo prevenível, que é a violência autoprovocada. Nesta terça-feira (13), é a vez da USF Aponiã receber a atividade, e na quinta-feira (15), a Unidade de Pronto Atendimento da zona Leste (UPA Leste) recebe orientações referentes à atualização da notificação de violência autoprovocada.

As ações seguem até o dia 29 deste mês, encerrando na USF de Jaci-Paraná. “No lançamento, no Agenor de Carvalho, tivemos um momento de conversa com os usuários e agora estamos fazendo uma capacitação com os nossos agentes comunitários de saúde, pois eles são os nossos olhos, atuam na atenção primária da saúde e para que eles possam observar mais as famílias que tem uma pessoa com
pensamentos suicidas ou que já teve uma tentativa, oferecendo todo o apoio necessário. 

Nós precisamos do apoio psicológico integral, não só do psicólogo e psiquiatra, mas também da equipe de saúde que atende essa pessoa, da rede de apoio como a família e amigos. O suicídio é um agravo prevenível se a rede funcionar de forma articulada ultra e intersetorialmente falando”, concluiu Itaci Ferreira, coordenadora da campanha.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem