Prefeitura executa geoprocessamento para atualizar base cartográfica de Porto Velho

Prefeitura executa geoprocessamento para atualizar base cartográfica de Porto Velho

Informações servirão de suporte para planejamento preciso de novas ações

Porto Velho, RO
- Integrantes da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização, da Prefeitura do Município de Porto Velho, se reuniram, nesta semana, para analisar o plano de trabalho que vai nortear a atualização de toda base cartográfica e implantação do sistema de informações geográfica - SIG do município de Porto Velho.

Além da análise, a reunião também serviu para elaborar o cronograma de execução dos trabalhos que começaram em agosto e devem ser concluídos até julho de 2023, sob a responsabilidade da empresa Engefoto, contratada para fazer o Geoprocessamento de toda área da capital e dos distritos.

“Com esse geoprocessamento, os gestores terão informações sobre todas as áreas do município. A partir do mapeamento dessas informações, serão feitos planejamentos mais precisos para o desenvolvimento do município”, explicou o diretor de Departamento de Geoprocessamento da Sempog, Filipe Henriques Azevedo Guimarães Baraúna.

MAPEAMENTO

Uma aeronave da empresa contratada já sobrevoou o município por completo, fazendo o mapeamento aéreo com fotos de todas as localidades. A partir dessas imagens será feito um trabalho minucioso de identificação de todas as áreas, como lotes, os canais (igarapés), relevo, áreas de preservação, construções e as regiões mais populosas, entre outras informações. 

Com isso, também será possível identificar para que lado o município está crescendo para que os gestores possam priorizar seus projetos de acordo com as necessidades de cada região, uma vez que toda capital e distritos poderão ser visualizados em detalhes.

Mapeamento permite planejamentos mais precisos para o município

MAPAS INTERATIVOS

Baraúna informa que, atualmente, a Sempog já disponibiliza em sua página o Sistema Municipal de Informações Urbanas e Territoriais (SMIUT). Acessando a plataforma o público pode ter acesso aos mapas interativos e temáticos sobre planejamento urbano, meio ambiente, saúde e educação, entre outros, com as informações detalhadas sobre cada um deles.

“No tema de planejamento urbano, por exemplo, temos mapas temáticos das zonas de planejamento, bairros do município, dos distritos e das localidades. No tema de educação, temos georreferenciado a localização de todas as unidades de educação no município, na capital e nos distritos. No mapa de saúde, temos mapeado todas as unidades de saúde, além de outras informações”, pontuou.

Esse trabalho serve para dar mais transparência nas informações ao cidadão, para que ele possa localizar com precisão o que estiver procurando. Com o novo geoprocessamento, as informações serão atualizadas e facilitarão ainda mais a vida dos munícipes e de qualquer pessoa, uma vez que poderá ter acesso a tudo isso de forma on-line.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem