Ipec: Lula tem 54% no segundo turno; Bolsonaro, 46% dos votos válidos

Ipec: Lula tem 54% no segundo turno; Bolsonaro, 46% dos votos válidos


A consulta entrevistou 3.008 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos

Porto Velho, RO - Nova rodada da pesquisa Ipec para o segundo turno das eleições presidenciais, divulgada nesta segunda-feira (17/10), aponta o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, com 54% das intenções de votos válidos. Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, tem 46%.

A contagem desconsidera os brancos, nulos e indecisos. A Justiça Eleitoral calcula a vitória de um candidato a presidente se ele obtiver maioria absoluta dos votos, ou seja, mais da metade dos votos válidos. Nesse contexto, segundo o levantamento, Lula levaria a melhor na disputa.

Na consulta anterior, o petista tinha 55% contra 45% de Bolsonaro.

Com relação a votos totais, incluindo brancos, nulos e indecisos, os números apresentam 50% para Lula e 43% para Bolsonaro na pesquisa atual.

Os dados correspondem ao cenário estimulado, no qual os entrevistados dizem em quem vão votar com base em uma lista dos candidatos. Brancos e nulos somam 5%, e 2% dos eleitores afirmam não saber quem escolher.

Na pesquisa anterior, de 10 de setembro, o resultado apontava o candidato do PT à frente, com 51% das intenções de voto. Já o atual mandatário teve 42%.

A consulta entrevistou 3.008 pessoas entre os dias 15 e 17 de setembro, em 184 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número BR-02707/2022.

Na sondagem espontânea, modalidade em que os entrevistadores não apresentam os nomes dos candidatos, o petista aparece com 48%, e o atual presidente tem 42%.

A pesquisa é divulgada um dia após o primeiro debate entre os dois candidatos depois do primeiro turno, que terminou com Lula na liderança, que somou 48,43% contra 43,20% de Bolsonaro. O segundo turno das eleições ocorrerá no próximo dia 30 de outubro.

Fonte: Metrópoles

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem