Míssil russo atinge prédio de apartamentos em região ucraniana anexada

Míssil russo atinge prédio de apartamentos em região ucraniana anexada

Pelo menos uma mulher morreu

Porto Velho, RO - Um míssil russo demoliu bloco de apartamentos em região ucraniana que Moscou diz ter anexado, matando pelo menos uma mulher, enquanto militares ucranianos avançam em sua tentativa de recapturar terras no Sul e no Leste.

O ataque com mísseis à cidade de Zaporizhzhia, na Região Sul, deixou algumas pessoas enterradas sob os escombros, disse o governador regional nesta quinta-feira (6), e foi um lembrete da capacidade de Moscou de atingir alvos mesmo no momento em que suas forças parecem estar em dificuldade no campo de batalha.

Não houve comentários imediatos sobre o ataque russo. A invasão começou a ser revertida após contraofensiva ucraniana, na qual milhares de quilômetros quadrados de território foram retomados desde o início de setembro, incluindo dezenas de assentamentos nos últimos dias.

Em golpe para Moscou, milhares de soldados russos recuaram depois que a linha de frente desmoronou, primeiro no Nordeste e, desde o início desta semana, também no Sul.

Imagens após o ataque de hoje, que ocorreu nas primeiras horas da manhã, mostraram buraco aberto e cheio de escombros, onde um bloco de apartamentos de cinco andares ficava ao lado de uma loja de vinhos.

Repórteres da Reuters viram bombeiros trazendo pai e filho por uma longa escada e conversando com um homem mais velho, ainda preso sob os escombros e coberto de poeira.

Eduard, de 49 anos, que sobreviveu ao ataque, disse: "Estava escuro, por volta das cinco da manhã. Fui acordado por uma forte explosão. A sala se encheu de fumaça e poeira. Pulei para ver o que aconteceu."

Doze pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança de 3 anos, e cinco ainda estavam sob os escombros, disse Oleksandr Starukh, o governador.

O ataque ocorreu um dia depois que o presidente Vladimir Putin assinou lei para incorporar quatro regiões ucranianas parcialmente ocupadas à Rússia, incluindo Zaporizhzhia. Foi a maior tentativa de anexação da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Kiev chamou a nova lei, que visa incorporar cerca de 18% do território da Ucrânia à Rússia, de ato de "manicômio coletivo".

A Rússia decidiu anexar as quatro regiões depois de realizar o que chamou de referendos – votações condenadas por Kiev e governos ocidentais como ilegais e coercitivas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse, em discurso na noite de quarta-feira, que seu Exército retomou mais assentamentos na região de Kherson, no Sul.

Mudando do ucraniano para o russo, Zelenskiy dirigiu-se às forças pró-Moscou, afirmando que já haviam perdido.

"Os ucranianos sabem pelo que estão lutando. E cada vez mais, cidadãos da Rússia estão percebendo que vão morrer simplesmente porque uma pessoa não quer acabar com a guerra", disse ele, em referência a Putin.


Fonte: Agência Brasil
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem