Na véspera do segundo turno das eleições, veja quais personalidades do esporte apoiam Lula ou Bolsonaro

Na véspera do segundo turno das eleições, veja quais personalidades do esporte apoiam Lula ou Bolsonaro

Do primeiro turno para cá, diversos nomes - especialmente do mundo do futebol - foram às redes sociais defender voto no candidato à reeleição, que perde para o ex-presidente nas pesquisas

Porto Velho, RO -
Na disputa pelo voto das personalidades do esporte brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) parece levar ampla vantagem sobre seu adversários nas eleições de domingo, Luis Inácio Lula da Silva. Do primeiro turno para cá, diversos nomes - especialmente do mundo do futebol - foram às redes sociais defender o voto no candidato à reeleição, que perde para o ex-presidente em todas as pesquisas feitas até o momento.

Ao declarar seu voto em Bolsonaro, às vésperas do primeiro turno, Neymar parece ter incentivado vários colegas a fazer o mesmo. Ronaldinho Gaúcho; Thiago Silva, do Chelsea; Daniel Alves, hoje no Pumas, do México; o técnico Renato Gaúcho, do Grêmio; Rodinei, do Flamengo; Rafael e Marçal, do Botafogo; o ex-goleiro Bruno...

Mas não foi só mundo do futebol. Na semana passada, o presidente se encontrou com lutadores que manifestaram seu apoio, entre eles Wanderlei Silva, José Aldo, Fabrício Werdum e Maurício Shogun. Ao lado de Neymar e Rivaldo, o ex-boxeador Popó e Maureen Maggi, ex-atleta do salto em distância, participaram da propaganda eleitoral de Bolsonaro.

Veja aqui quem mais se manifestou defendendo voto no candidato do PT e quem aposta na reeleição do atual presidente em 2022 (excluindo as personalidades do esporte que foram candidatos a algum cargo).
Atletas e ex-atletas que apoiam Lula ou Bolsonaro

Eleitores de Lula (PT)

1. Diogo Silva: o atleta olímpico de taekwondo, de 40 anos, campeão pan-americano em 2007, esteve no encontro de Lula com atletas e ex-atletas em São Paulo, no fim de setembro, e postou em suas redes sociais o apoio à candidatura do ex-presidente.

2. Paulinho: o jogador do Bayer Leverkusen, de 22 anos, cria da base do Vasco, declarou seu voto em Lula em seu Twitter, depois de já ter se colocado contra Bolsonaro.

3. Vanderlei Luxemburgo: o técnico de 70 anos, atualmente sem clube, gravou um vídeo chamando Bolsonaro de sociopata e declarando seu apoio ao ex-presidente nestas eleições. Era pré-candidato do PSB ao Senado por Tocantis, mas teve seu nome rejeitado pelo diretório estadual do partido.

4. Juninho Pernambucano: o ex-jogador de 47 anos, ídolo do Vasco, não só declarou seu voto no ex-presidente, como participa da campanha dele. Em agosto, apareceu como VAR (árbitro assistente de vídeo) em um vídeo da propaganda eleitoral, acionado após diálogo entre dois homens acerca da inocência de Lula nas investigações da Operação Lava-Jato. Em junho, comemorou aniversário com bolo e camisa temáticos.

5. Walter Casagrande: o ex-jogador de 59 anos, ídolo do Corinthians e um dos líderes do movimento Democracia Corintiana nos anos 80, já declarou que vota no PT desde 1988. Crítico ferrenho de Bolsonaro, gravou video apoiando a candidatura de Lula este ano e esteve presente em eventos da campanha.

6. Igor Julião: o jogador do clube português Vizela, de 28 anos, ex-Fluminense, sempre se declarou simpatizante das pautas da esquerda e do ex-presidente Lula. No Twitter, declarou seu voto nele nestas eleições.

7. Ana Moser: a ex-jogadora da seleção de vôlei, medalha de bronze nos Jogos de Atlanta-96 e três vezes pódio no Mundial é uma conhecida militante do esporte. 

Em 2020, idealizou ao lado dos ex-jogadores de futebol Walter Casagrande e Raí o movimento "Esporte pela democracia", que uniu atletas para se posicionar contra as ameaças à liberdade de direitos provocada pelo avanço da extrema-direta nos últimos anos. 

No fim de setembro, publicou em sua conta no Twitter uma arte que celebra os 13 anos da criação de seu perfil na rede social e aproveitou o número (o mesmo do candidato Lula) para postar a hashtag #meuvotoésecreto, que viralizou entre apoiadores do candidato petista.

8. Joana Maranhão: A ex-nadadora três vezes medalha de prata em Jogos Pan-Americanos (duas vezes em Guadalajara-11 e uma vez em Toronto-15) nunca escondeu sua preferência por pautas mais ligadas à esquerda e, nesta eleição, tem apoiado Lula.

9. Raí: o ex-jogador de 57 anos, tetracampeão com a seleção brasileira em 1994, ídolo do São Paulo, publicou uma carta a favor da democracia, em que critica duramente o atual governo. "Faço um apelo aos atletas: não deixe pra depois. Comprometa-se com uma causa em que você realmente acredita. Se manifeste. Defenda a democracia”.

Declarou seu voto em Lula com vídeos em suas redes sociais, pedindo o apoio de Ciro Gomes e Simone Tebet. Na cerimônia do prêmio Bola de Ouro, no último dia 17, em Paris, fez o "L" no palco ao discursar.

10. Carol Solberg: a jogadora de volei de praia, de 35 anos, esteve no centro de uma polêmica no esporte quando disse "fora, Bolsonaro" numa entrevista ao vivo depois de conquistar a medalha de bronze do Circuito Nacional, em 2020. 

Foi denunciada ao STJD, mas absolvida. E continuou se manifestando contra o presidente e declarando voto em Lula. Participou de um vídeo com vários artistas fazendo campanha pelo "Vira voto". Carol é filha de Isabel Salgado, ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, também eleitora declarada de Lula.

11. Yuri Lara: o volante do Vasco, de 28 anos, revelou seu voto em Lula ao comentar uma postagem sobre o assunto no Twitter.

12. Yago Santos: meia de 19 anos, destaque do Palmeiras nas categorias de base, posicionou-se politicamente em sua rede social e declarou voto em Lula (PT) para presidente.

Eleitores de Bolsonaro (PL)

1. Neymar Jr.: o craque da seleção brasileira e do PSG vem declarando seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais, além de ter participado da propaganda eleitoral dele na TV e de uma live com o presidente.

2. Robinho: Condenado por estupro na última instância da Justiça italiana em janeiro, o atacante com passagens por Santos, Atlético-MG, Milan e Real Madrid saiu do silêncio nas redes sociais para tornar público seu apoio a Bolsonaro. Como está no Brasil e o país não extradita seus cidadãos, ele se encontra em liberdade.

3. Felipe Melo: O jogador do Fluminense e integrante da seleção brasileira na Copa de 2010 é um declarado apoiador de Jair Bolsonaro desde a última eleição presidencial. Publicou vídeo em que, ao lado de sua família, declara voto no candidato do PL.

4. José Aldo: o lutador de MMA, de 35 anos, campeão peso-pena do UFC, eleitor de Bolsonaro em 2018, já declarou seu apoio ao atual presidente também nestas eleições de 2022. E participa de campanhas pedindo voto para sua reeleição.

5. Rivaldo: o ex-jogador, de 50 anos, pentacapeão com a seleção brasileira em 2002 e ídolo no Barcelona, eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 1999, é eleitor de Bolsonaro desde 2018. E demonstra todo o seu apoio em suas redes sociais. Em junho, eles almoçaram juntos nos EUA.

6. Renato Gaúcho: o técnico do Grêmio usou as redes sociais para reforçar seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Renato Portaluppi declarou votar no político de direita com o intuito de não deixar o Brasil "cair no abismo, como países vizinhos".

7. Emerson Fittipaldi: o bicampeão de Fórmula 1 e campeão de Fórmula Indy, de 75 anos, é outra grande apoiador de Bolsonaro, desde a primeira eleição, em 2018. Sempre participa de eventos, grava vídeos e dá entrevistas defendendo o atual governo. Foi candidato ao Senado na Itália e uma de suas promessas era que tentaria mudar a imagem ruim do presidente no país. Mas acabou derrotado.

8. Nelson Piquet: o tricampeão de Fórmula 1, de 70 anos, é um dos grandes apoiadores de Jair Bolsonaro no esporte. Não só participa de eventos com o presidente, como fez ao dirigir o Rolls Royce presidencial no 7 de setembro do ano passado, em Brasília: ele doou R$ 501 mil reais para sua campanha à reeleição e se tornou seu maior benfeitor pessoa física.


Piquet conduziu o Rolls-Royce presidencial na chegada de Bolsonaro à cerimônia do 7 de setembro, em Brasília, em 2021 — Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

9. Marcos: o ex-goleiro, de 49 anos, ídolo do Palmeiras e pentacampeão com a seleção em 2002, é eleitor declarado de Bolsonaro desde 2018 e deixa isso claro em suas postagens no Instagram, rede social em que é bastante ativo. Aproveita o espaço também para criticar o ex-presidente Lula.



O ex-goleiro Marcos declara seu apoio a Jair Bolsonaro nas redes — Foto: Reprodução

10. Nenê Hilário: o ex-jogador de basquete, de 40 anos, é apoiador fervoroso de Jair Bolsonaro desde 2018. Usa suas redes sociais constantemente para divulgar mensagens a favor do presidente e contra o ex-presidente Lula.

11. Falcão: o rei do futsal não ficou em cima de muro e revelou, em suas redes sociais, que irá votar em Jair Bolsonaro para Presidente do Brasil. O ex-jogador diz que ainda acredita muito “que o Brasil vai continuar crescendo”.

12. Lucas Moura: o meio-campista do Tottenham, de 30 anos, voltou a apoiar publicamente a candidatura de Bolsonaro no início do mês. Quatro anos depois de ter declarado voto nele, o jogador ex-São Paulo reafirmou sua posição em entrevista ao podcast "Cara a Tapa", de Rica Perrone: "Não temos como negar que Bolsonaro é um cara que mais se aproxima do que acredito, da ideologia que eu acho que é correta para o nosso país".


Fonte: O GLOBO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem