Coreia do Norte diz que lançamentos de mísseis foram ataques simulados

Coreia do Norte diz que lançamentos de mísseis foram ataques simulados

Coreia do Sul teria encontrado partes de míssil perto de sua costa

Porto Velho, RO - A Coreia do Norte disse nesta segunda-feira (7) que seus recentes lançamentos de mísseis foram ataques simulados contra a Coreia do Sul e Estados Unidos conforme os dois países realizam "perigoso exercício de guerra". A Coreia do Sul afirmou ter recuperado partes de um míssil norte-coreano perto de sua costa.

Na semana passada, a Coreia do Norte testou vários mísseis, incluindo centenas de projéteis de artilharia no mar e um possível míssil balístico intercontinental (ICBM) com falha, enquanto a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizavam exercícios aéreos de seis dias que terminaram no sábado.

Os militares norte-coreanos disseram que os exercícios "Vigilant Storm" foram uma "provocação aberta, destinada a aumentar intencionalmente a tensão", e "um exercício de guerra perigoso, de natureza altamente agressiva".

O Exército da Coreia do Norte afirmou que promoveu atividades simulando ataques a bases aéreas e aeronaves, bem como a uma grande cidade sul-coreana, para "esmagar a persistente histeria de guerra dos inimigos".

A série de lançamentos de mísseis incluiu o maior número já registrado em um único dia, e ocorre em meio a um ano recorde de testes de mísseis pela Coreia do Norte, que tem armas nucleares.

Autoridades sul-coreanas e norte-americanas também disseram que Pyongyang fez preparativos técnicos para testar um dispositivo nuclear, a primeira vez desde 2017.

Diplomatas de alto escalão dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul conversaram por telefone nesse domingo e condenaram os testes recentes, incluindo o lançamento "imprudente" de um míssil que pousou na costa da Coreia do Sul na semana passada, de acordo com comunicado do Departamento de Estado norte-americano.

Uma autoridade do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que um navio sul-coreano recuperou destroços, que podem ser parte de míssil balístico de curto alcance norte-coreano (SRBM). Foi a primeira vez que um míssil balístico norte-coreano caiu perto das águas sul-coreanas.

Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem