Detran denuncia golpes praticados por estelionatários que se passam por funcionários da autarquia

Detran denuncia golpes praticados por estelionatários que se passam por funcionários da autarquia

Golpistas oferecem serviços escusos através de mídias sociais se passando por funcionários do Detran

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, alerta a população sobre o crescente números de golpes praticados por estelionatários que se passam por funcionários da autarquia utilizando mídias sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

O diretor-geral do Departamento, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explica que a modalidade de estelionato ocorre com golpistas, que se utilizam de fotos e nomes de servidores do Detran–RO, com imagens ou número de telefone clonado, oferecendo serviços escusos para pagamento de taxas e serviços visando oferecer ‘facilidades’ aos usuários.

“Pedimos a população que fique atenta, já que nenhum dos nossos servidores está autorizado a ‘facilitar’ a aquisição de Carteira Nacional de Habilitação – CNH, aquisição irregular de veículos, comprar ou vender veículos leiloados, ou excluir multas de trânsito. É importante que para qualquer serviço referente a pagamento, os usuários procurem a Coordenadoria Metropolitana de Trânsito – Cometran, Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretrans, Postos Avançados – PA, ou em nosso site oficial https://www.detran.ro.gov.br/” – destacou Paulo Higo.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que o Governo de Rondônia trabalha sério no combate a corrupção, e lembra que o crime tem vitimado cidadãos e causando danos à imagem dos servidores, e consequentemente ao Detran-RO. “Por isso pedimos a todas as vítimas que denunciem o crime em uma Delegacia de Polícia e procure a Ouvidoria, através do site https://www.detran.ro.gov.br/acesso-a-informacao/ouvidoria/”.

“A primeira atitude a ser tomada pela pessoa que foi vítima ou sofreu tentativa de fraude de qualquer natureza é entrar imediatamente em contato com a instituição financeira da qual faz parte e fazer o bloqueio da transação e tentar reaver o valor transferido e registrar o boletim de ocorrência na Polícia Civil” – disse Marcos Rocha.

COMO ACONTECE O GOLPE?

Utilizando perfil falso, os bandidos abordam as vítimas nas mídias sociais ou em aplicativos de mensagens, oferecendo vantagens na aquisição de veículos, CNH ou extinção de multas. Para garantir o “negócio”, exigem que o usuário faça o depósito de uma quantia em dinheiro, que gira em torno de R$ 1 mil e R$ 2 mil. Após o dinheiro ser compensando na conta do estelionatário, o perfil falso bloqueia a vítima, que nesse momento percebe o golpe aplicado.

COMO SE PROTEGER?

É importante saber que o Detran-RO em nenhum momento manda mensagens, e-mails ou faz contato via WatsApp para qualquer pessoa oferecendo serviços.

O Detran Rondônia tem investido em tecnologia, que oferece aos usuários serviços online e que não requer interferência de negociadores. “A emissão de multas, taxas de documentação e IPVA podem ser acessadas de forma segura no endereço eletrônico https://www.detran.ro.gov.br/” – disse Paulo Higo Ferreira de Almeida.

Fonte: Governo de Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem