Alunos da Rede Pública Estadual obtêm resultados positivos no Enem; plataformas têm reforçado aprendizado

Alunos da Rede Pública Estadual obtêm resultados positivos no Enem; plataformas têm reforçado aprendizado


Para consultar a nota, o participante deve acessar a página enem.inep.gov.br/participante

Porto Velho, Rondônia - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, reconhece o trabalho dos professores e enaltece o esforço, a dedicação e o foco dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, ocorrido em novembro de 2022.

O estudante João Henrique Vieira do Carmo, 18 anos, da Escola Lydia Johnson de Macedo, alcançou 940 pontos na redação. Ele afirma que o auxílio do corpo docente facilitou sua preparação para o exame. “Em 2022, meus professores elaboraram um plano de ensino para recuperar os conteúdos, que foram lecionados durante os dois anos de pandemia. As revisões de matemática foram as melhores que eu pude ter. Alavancaram minha nota em um nível que nem eu mesmo esperava”, ressaltou.

RESULTADOS

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulgou as notas na última quinta-feira, e o resultado já está disponível para consulta na página do participante. Para consultar a nota, o participante deve acessar a página enem.inep.gov.br/participante. É preciso fazer login, digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Com o resultado, os estudantes podem se inscrever em processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada – Sisu, Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – Fies.

PRÓXIMO PASSO

As inscrições serão de 28 de fevereiro a 3 de março. Os resultados serão divulgados de 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada). Já no Fies é possível participar, aqueles que fizeram o Enem a partir de 2010 e obtiveram média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, e nota superior a zero na redação. Além disso, é necessário ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. As inscrições serão de 7 a 10 de março e os resultados serão divulgados no dia 14 de março. No caso do Sisu, é necessário ter feito o Enem de 2021 ou 2022 e obtido nota maior do que zero na redação; também é necessário não ter feito o exame na condição de treineiro. As inscrições serão de 16 a 24 de fevereiro e o resultado sai no dia 28 de fevereiro.

REVISA ENEM

Mensalmente, os estudantes da rede produzem redações que são propostas nas plataformas digitais e apresentam temáticas atuais, e as correções levam em consideração os mesmos critérios avaliativos do Enem, ou seja, são avaliadas e orientadas por competências.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “a plataforma Revisa+ é uma atuação direta do Governo do Estado em apoio à educação de Rondônia e possibilita que os nossos estudantes possam ter mais conhecimento e obterem notas altas, podendo alcançar uma bolsa de nível superior. Ressalto ainda, a atuação dos professores, tendo em vista que o empenho deles é fundamental para que tais resultados sejam alcançados”, enfatizou.

INVESTIMENTOS


Desde 2019, o Governo do Estado vem desenvolvendo o projeto “Trilhando Rumo ao Enem #agoravai”, direcionado aos estudantes do Ensino Médio das escolas da rede pública. Desde então, mais de 60 mil estudantes do 1º ao 3º ano foram contemplados, tendo sido assistidos com materiais paradidáticos atualizados e em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Para a secretária da Seduc, Ana Pacini, o uso da plataforma digital Revisa+ proporciona aos estudantes acesso a videoaulas, simulados e lives, com foco em conteúdos de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. “Além desses mecanismos, realizamos aulões com as principais temáticas do Enem e para aqueles que não possuem acesso à internet, disponibilizamos um kit que acompanha CD-ROMS, que possibilitam meios para as informações necessárias”, ressaltou.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem