Dia da Adoção: Rondônia tem quase 20 crianças aguardando por um lar

Dia da Adoção: Rondônia tem quase 20 crianças aguardando por um lar


Estado tem 256 pessoas aguardando para adotar uma criança — Foto: Getty Images

Porto Velho, RO - Adoção significa a aceitação legal de uma criança como filho. E é essa mensagem que foi lembrada nesta quinta-feira (25), data em que se celebra o Dia Nacional da Adoção.

Um dos objetivos desta data é conscientizar a população sobre a importância de adotar e assegurar o direito de crianças e adolescentes à convivência em sociedade.

Em Rondônia, existem 17 crianças aguardando um lar, conforme mostram os dados divulgados ao g1 pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), por meio do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Segundo o judiciário, no estado há 256 pessoas aguardando para adotar uma criança, um número maior de pretendentes à adoção do que crianças disponíveis. Somente em Porto Velho são 55 pessoas à espera de um filho adotivo, e aptas para adoção só existem 3 adolescentes.

Isso acontece pelo processo burocrático que a prática de adoção envolve e a demora do processo pode ser justificada com a seleção criteriosa e cuidadosa dos respectivos tutores.

Como funciona o processo de adoção?

Interessados em acolher uma criança devem buscar o Setor de Adoção da Vara da Infância e Juventude mais próximo. No local, profissionais especializados podem fornecer as informações e esclarecimentos necessários para orientar a decisão de adotar.

Em Porto Velho, a 1° Vara da infância e Juventude fica localizada na Av. Pinheiro Machado, nº 777, 4º andar, Olaria.

Passo a Passo
  • Se informar sobre as documentações necessárias e prepará-las.
  • Fazer um pedido de habilitação para adoção na Vara da Infância.
  • Participar do curso preparatório para a adoção.
  • Passar por avaliação psicossocial.
Caso o pedido de habilitação seja aprovado através de sentença judicial, os candidatos serão inscritos no Sistema Nacional de Adoção para aguardar a notificação de uma criança que se encaixe no perfil escolhido. Durante a pandemia, todas as ações passaram a ser virtuais.

Os possíveis pais e as próprias crianças são preparadas para adoção através de vários processos. Momentos como de luto por perda da família biológica, por exemplo, são trabalhados com atendimento psicossocial.

Fonte: G1, RO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem