Fhemeron convoca doadores de sangue a comparecerem ao hemocentro para abastecer estoque de bolsas

Fhemeron convoca doadores de sangue a comparecerem ao hemocentro para abastecer estoque de bolsas

Em Porto Velho, a Fhemeron tem horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h30 e aos sábados, das 7h15 às 12h

Porto Velho, RO
- A doação de uma pequena quantidade do próprio sangue é um ato de generosidade, que pode fazer toda a diferença na vida daqueles que enfrentam tratamentos e intervenções médicas complexas. Os hemocentros dependem dessa contribuição para manter os estoques de bolsas de sangue regularizados.

Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron, as doações de sangue continuam diariamente, porém, em específico, alguns tipos de sangue ainda são necessários para que os estoques estejam disponíveis àqueles que necessitam de forma imediata.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância da doação de sangue, nos hemocentros do Estado. “É essencial que todos façam sua parte e doem sangue. Um simples gesto pode salvar vidas. Vamos garantir que os estoques de sangue estejam abastecidos e os doadores possam comparecer regularmente à Fundação Hemeron. Juntos, podemos fazer a diferença”, salientou.

A assistente social e gerente de captação de doadores da Fhemeron, Maria Luísa comenta que, o trabalho realizado, por meio de captação nos últimos anos, tem sido possível alcançar de forma mais rápida os doadores, para que continuem doando a tipagem sanguínea.

“Todos os tipos de sangue são válidos e temos realizado esse trabalho de chamado, por intermédio de mensagens e ligações, e os próprios doadores se sentem prestigiados. Recentemente, tivemos baixa no tipo O-, e tivemos que movimentar toda a equipe de captação e ligar para os doadores que possuem cadastro e convidá-los a fazerem as doações”, disse Maria Luísa.

Doadores podem comparecer regularmente para doar sangue no hemocentro de Porto Velho e no interior do Estado

DOAÇÕES

Uma única doação pode até salvar quatro vidas. Por isso, é importante que os doadores realizem a ação periodicamente, nos hemocentros, para que as bolsas continuem sendo destinadas a pessoas que necessitem de transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

A servidora pública Liane Braga, estava sem doar desde 2019, devido a uma cirurgia. Ela contou que, “a doação é essencial, pois é preciso que os estoques de sangue estejam abastecidos e são inúmeras as pessoas que necessitam de algo tão importante para viver, que é o sangue”, enfatizou.

REQUISITOS PARA A DOAÇÃO:

– Ter entre 16 e 69 anos;
– Apresentar documento de identificação com foto (CPF, RG, CNH, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem à doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos, só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais às mulheres;
– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e três meses para as mulheres.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem