“Uma foto nunca é somente uma foto”, ressaltou Izabele (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)
A formação teve início nesta quinta-feira (13) e encerra na tarde de sexta-feira (14), no estande da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), instalado no Bumbódromo Márcio Menacho, palco do Duelo na Fronteira 2025.
“Aprender fotografia é também aprender a ver o mundo de outra forma”, afirmou Daniê (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)Para Izabele, o aprendizado pode abrir portas no futuro. “Sempre gostei de tirar fotos e agora entendo melhor como registrar os momentos. Esse curso pode me ajudar muito na vida profissional”, comentou.
O mesmo entusiasmo é compartilhado por Daniê Peredo, de 33 anos, estudante de Gestão Pública. “Faço vários cursos, pois sei que toda essa bagagem contribui para o mercado de trabalho. Aprender fotografia é também aprender a ver o mundo de outra forma”, afirmou.
As aulas são ministradas pelo professor Marcos Grutzmacher, que abordou temas como enquadramento e composição. No início da formação, os participantes foram divididos em grupos e desafiados a fotografar itens do bumbódromo, cujos registros foram posteriormente analisados em conjunto.
Os alunos foram divididos em grupos para dinâmicas de fotografias (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)“O principal é mudar o olhar deles. Fazer com que percebam detalhes, que muitas vezes passam despercebidos. São esses detalhes que fazem toda a diferença na composição de uma boa imagem”, destacou o instrutor.
Ao longo das atividades, os alunos utilizaram celulares para os exercícios práticos. “A ideia é aproveitar ao máximo os recursos que o aparelho oferece. Muitas vezes temos um bom equipamento nas mãos, mas não exploramos todo o seu potencial. Aqui, eles aprendem técnicas simples que fazem grande diferença no resultado final”, explicou Grutzmacher.
No sábado (15), durante a sessão solene da Assembleia Legislativa, será realizada uma exposição com as fotografias produzidas neste curso. O evento está previsto para acontecer às 14h, no estande da Alero.
A sessão, solicitada pela deputada Dra. Taíssa (Podemos), homenageará pioneiros e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
Professor abordou temas como enquadramento e composição (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)Texto: Eliete Marques I Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO
Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia