Porto Velho, RO – A Polícia Militar prendeu 11 pessoas durante operações de combate ao furto de energia elétrica realizadas na quinta-feira (13) em Porto Velho. As ações, que contaram com o apoio da Energisa, ocorreram nos bairros Socialista e Embratel, onde a concessionária cortou as ligações irregulares.
No Socialista, cinco indivíduos foram detidos por utilizarem "gatos" para alimentar diversos imóveis. Os policiais identificaram um ponto crítico: um distribuidora de bebidas que, além do furto de energia, era usada para o tráfico de drogas e receptação de materiais roubados, como fios e cabos.
Já no bairro Embratel, na Rua Nicarágua, seis pessoas foram flagradas em flagrante durante uma ligação direta em uma casa invadida. A guarnição chegou ao local após denúncia e encontrou uma pessoa subida no poste realizando a conexão ilegal, enquanto as outras auxiliavam no solo.
De acordo com os dados, o estado de Rondônia já registrou a prisão de mais de 120 pessoas por furto de energia somente em 2024, sendo 19 detenções apenas em novembro.
Daniel Andrade, gerente de Combate a Perdas da Energisa, alertou sobre os riscos da prática. “O furto de energia é crime e uma prática extremamente perigosa, podendo causar acidentes fatais, provocar apagões e prejudicar toda a sociedade”, afirmou.
Foto/reprodução
