Porto Velho, RO – Uma grande operação conjunta das forças de segurança e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) está em andamento nesta terça-feira (25) para desocupar a Estação Ecológica de Samuel, localizada em Candeias do Jamari. A ação cumpre decisão judicial que determina a retirada de todos os ocupantes irregulares da unidade de conservação de proteção integral.
A operação segue o processo nº 7068903-39.2024.8.22.0001 e conta com o acompanhamento do Ministério Público de Rondônia (MPRO), que fiscaliza o cumprimento da ordem judicial. Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Sedam atuam no local com planejamento voltado para uma execução segura da desocupação.
O trabalho foi planejado em reunião realizada no último dia 22 no Batalhão de Polícia Ambiental, com a participação de representantes do Tribunal de Justiça, MPRO e órgãos de segurança. Pelo MPRO, estiveram presentes a promotora Valéria Giumelli Canestrini, coordenadora do Gaema, e o promotor Pablo Hernandez Viscardi, do Núcleo de Combate ao Crime Organizado Ambiental.
A Estação Ecológica de Samuel é destinada exclusivamente à pesquisa científica e preservação da diversidade biológica, sendo uma área de proteção integral onde não são permitidas ocupações.
Foto/reprodução
