Sesau reforça ampliação do “teste do pezinho” atendendo ao Programa Nacional de Triagem Neonatal

Sesau reforça ampliação do “teste do pezinho” atendendo ao Programa Nacional de Triagem Neonatal

Exame está disponível gratuitamente nas Unidades do Sistema Único de Saúde

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, completou a 1ª etapa de ampliação do “teste do pezinho”, que é realizado em recém-nascidos entre o 5º e 30º dia de vida. A testagem identifica mais de dez doenças, conforme estabelece o cronograma do Programa Nacional de Triagem Neonatal – PNTN. O exame está disponível gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde – SUS de todos os municípios rondonienses.

A gerente de programas da Sesau, Patrícia Nienow enfatizou que, ofertar aos recém-nascidos acompanhamento e maior cobertura das doenças triadas, protege a primeira fase de vida: “Antes do Ministério de Saúde executar o programa de ampliação, o Estado já pagava para realizar as análises dos testes dos bebês. O diagnóstico precoce tem importância fundamental no tratamento e acompanhamento dos bebês, cujo objetivo é a prevenção do desenvolvimento de déficit cognitivo, problemas neurológicos e morte súbita”, relatou.

DOENÇAS DETECTADAS

A Triagem Neonatal Biológica – TNB, popularmente conhecida como “teste do pezinho”, já identifica em Rondônia, as doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita, toxoplasmose congênita, rubéola congênita, sífilis neonatal, citomegalovírus neonatal, chagas neonatal e aminoacidopatias.

ACOMPANHAMENTO

Após a conclusão da análise dos testes de Triagem Neonatal (1ª etapa), sendo identificada uma possível alteração, o serviço social reconvoca imediatamente a criança para nova coleta de sangue/soro, com a finalidade de confirmar a provável alteração. Em 2021, o Ministério da Saúde publicou a Lei n° 14.154/2021, que deu início à implantação, de forma gradual, do leque de exames contido no ato normativo.

Para o secretário Jefferson Rocha, a ampliação da testagem nos recém-nascidos é um ganho, pois além de identificar, há o acompanhamento de saúde. “Rondônia vem realizando a triagem neonatal para toxoplasmose congênita e já concluímos a 1ª etapa do projeto do Ministério da Saúde. As demais, serão implementadas de forma escalonada e progressiva”, afirmou.

O governador Marcos Rocha explicou que, foi estabelecido pelo Ministério da Saúde um calendário com etapas a serem implantadas, para uniformizar as ações em todo o território nacional. “O nosso Estado já implantou a 1ª etapa e prevê o bom andamento de todo o projeto com o Governo Federal. Comemoramos os bons resultados que Rondônia vem alcançando”, enfatizou.

TRIAGEM NEONATAL

O Ministério da Saúde executa o Programa Nacional de Triagem Neonatal – PNTN de forma articulada pelos Estados, Distrito Federal e municípios, com o objetivo do desenvolvimento de ações em fase pré-sintomática, que prevê o acompanhamento e o tratamento das doenças congênitas em todos os nascidos-vivos, promovendo o acesso, o incremento da qualidade dos laboratórios especializados e serviços de atendimento.

ETAPAS PREVISTAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Etapa I: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase – doenças que já fazem parte do PNTN – acrescidas da toxoplasmose congênita.

Etapa II: galactosemia, aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da ureia e distúrbios da beta-oxidação dos ácidos graxos.

Etapa III: doenças lisossômicas.

Etapa IV: imunodeficiências primárias.

Etapa V: atrofia muscular espinhal.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem